Início Instituição Equipa Consultas Localização Minha Cirurgia Reuniões Científicas Media Links FAQS
 Início Áreas Cirúrgicas Cirurgia do Reumatismo

 

Cirurgia do Reumatismo

 

A cirurgia do reumatismo é abordada no ICR em duas perspectivas:

- ortopedia convencional, para o tratamento das lesões osteoarticulares das grandes articulações nas doenças reumatismais, tais como a artrite reumatóide e outras. Assim, como foi especificado nos items da Ortopedia Geral, é efectuado o tratamento médico apoiado pela Reumatologia e Medicina Física e Reabilitação (MFR) e o tratamento cirúrgico com sinovectomias, substituição articular por próteses do ombro e cotovelo, anca e joelho, e atrodeses (ex: coluna cervical, articulação tibio-társica, pé, etc.).

Prótese do joelho Prótese da anca

Próteses articulares das articulações maetacarpico-falângicas em artrite reumatóide Artrodese do punho (mão reumatóide)

 

- protocolo cirúrgico utilizado para a artrite reumatóide, doenças do tecido conjuntivo, etc., para o tratamento das pequenas articulações do punho e mão. Na verdade, as doenças inflamatórias reumatismais, embora sejam sistémicas, atingem sobretudo as pequenas articulações do punho e mão, numa percentagem que ascende a mais de 80%.

Artrite reumatóide Tratamento cirúrgico da mão reumatóide
(reconstrução do dorso do punho com retinaculum)

 

No domínio da cirurgia da mão, existem protocolos bem sistematizados que o ICR tem procurado divulgar e transmitir às especialidades de Reumatologia e MFR. Para além das sinovectomias, deverá proceder-se, em tempo oportuno, às transposições retinaculares, para protecção do aparelho extensor (risco de ruptura / rotura). As sinovectomias dos tendões flexores evitarão lesões tendinosas, trigger finger e compressão do nervo mediano, aliviando o sofrimento destes doentes.

Paralelamente ao tratamento médico (Reumatologia) e utilização de ortóteses de correcção da biomecânica do punho e dedos (MFR), será necessário efectuar, em momento oportuno, sinovectomias para correcção postural articular das articulações metacarpofalângicas e interfalângicas.

Deste modo, para além de atrasar o processo crónico evolutivo desta doença, atrasar-se-á a substituição por próteses articulares das articulações metacarpofalângicas e interfalângicas (subluxação palmar, desvio em rajada de vento, colos de cisne - swan neck, botoeiras - boutonières, dedos em martelo).


Artrodese interfalângica proximal